18 de mar. de 2008

Amizade a fórceps

Desde que cheguei aqui já fiz um catálogo de diferentes tipos de pessoas. Adoro.
Encontrei uma amiga brasileira que tá morando aqui há mais tempo e, para minha surpresa, também já tem suas teorias sobre a vida alheia. Por exemplo? Todo o ruivo tem orelhas de abano e toda koreana tem as batatas da perna tortas. Depois que ela me disse isso, comecei a conferir e é impressionante. Vejo uma panturrilha estranha andando por aí e já sei que a dona é koreana. Sempre.
Mas hoje vou falar de um tipinho muito comum por aqui, especialmente neste universo escola de inglês - casa de estudantes. É o Amigo Garçon do Fridays.
Esta pessoa não necessariamente precisa ser garçon, mas tem aquele comportamento que quem já foi ao Fridays vai reconhecer facilmente: você mal chega e ele(a) já se ajoelha do seu lado, super sorridente, perguntando várias coisas da sua vida e agindo como se fosse seu chegado há anos. Amigo Garçon do Fridays é aquele que, literalmente, força a amizade porque está sozinho num país estranho e quer companhia para sair, almoçar, jantar, badalar e, se tudo der certo, mochilar por aí. Ele não tem tempo a perder. Precisa fazer amigos logo porque só tem visto de 6 meses, então mãos à obra. Sorri pra mim, porra.
Eu tenho vários Amigos Garçons do Fridays aqui. Absolutamente instantâneos e até um pouco assustadores, de tão invasivos. Um deles arranjou meu celular não sei como e me chamou pra sair no fim de semana. Legal, mas quem está falando mesmo?
Mas ele deu sorte porque eu sou uma pessoa que acredita que amizades instantâneas podem sim acontecer. E que ser amigo é um exercício de humildade. O negócio é inventar uma desculpa simpática para o seu pseudo-amigão-do-peito e, quem sabe numa próxima, levá-lo para tomar um café. Tudo para não magoar um coração tão carente e ansioso. Ô dó.

8 comentários:

Anônimo disse...

rsrsrsrs
de onde vc tira estas categorias?

Anônimo disse...

Ô dó de vc!

Anônimo disse...

ahhh sempre há um bom coração por aí...
Saudades!

Anônimo disse...

Será que eles fazem homenagens de aniversário parecidas com as do Fridays tbem?
Mas vc falou bem: é over mas é bem intencionado.

~Luc disse...

EU TE ADOROOOOOO!
Meu Deus, eu nunca acho um texto daqui ruim, hahaha.

Esse tipo de amigo é bem estranho, quando eu fui pro México tinha uns assim, mas não rolou amizade não, eu estava meio estranho, afinal, 16, viajando pela primeira vez sozinho, num país desconhecido!

Huhasuhahusauhs, mas da proxima vez, seguirei teu exemplo e viva Amigos Garçons do Fridays, aysyasgaysgaysgyas

Márcia Stival - Assessora de Imprensa disse...

Adorei esse texto!!!
Bjos

Anônimo disse...

Amizades instantâneas são raras. Mas quando acontecem são para valer e não precisam de esforço nenhum para acontecer. Nada como viajar para ficar mais exposta a elas, né?

Anônimo disse...

O importante é esconder deles a sua data de aniversário. Eu tinha medo daquilo que acontecia no Friday's...