9 de mar. de 2007

Por que as mulheres não são engraçadas?

Sim, eu estou plagiando a capa da Ilustrada desta quinta, 8 de março, dia internacional da mulher (eita datinha que já podia expirar). Um amigo leu e lembrou de mim (tks, Rapha). Eu li e lembrei de mais uma penca de amigas que são muito engraçadas. Mas depois de ler fui obrigada a concordar com as afirmações mais do que desconcertantes de Christopher Hitchens, escritor e ensaísta britânico que se baseou em razões científicas e sociológicas para provar esta tese. E por mais que me doa dizer isso, estou totalmente convencida.
Ele afirma que humor é uma capacidade muito mais inerente aos homens do que às mulheres. Porque para os homens, ser engraçado é uma arma usada na conquista. Eu e todas as mulheres que conheço adoramos homens que nos fazem rir. Mas nunca ouvi um amigo sequer, falando empolgado sobre ter tesão por uma mulher que o faz dar gargalhadas.
Ele é mais taxativo do que isso. Afirma que “há mais humoristas mulheres péssimas do que humoristas homens péssimos (...) e se você olhar mais de perto, verá que a maioria é gorda, lésbica, judia ou um misto destas três coisas”. Eu acho isso muito foda, mas se você passar por cima da má impressão, vai ver que ele não está dizendo nenhuma mentira. Eu, que não sou gorda, nem lésbica, nem judia e tenho pretensões de um dia viver às custas de textos de humor, estou praticamente na lama. É isso, então?
Estranho, mas ler o ensaio não me deixou com esta sensação. Pelo contrário. Apesar de concordar com tudo e achar o texto genial, me sinto ainda mais especial por não fazer parte da maioria pasteurizada e conquistável, que seria capaz de frear seu senso humor para não se sobressair num diálogo com um homem.

Eu perco o bofe mas não perco a piada.

15 comentários:

Thaís disse...

Ai que uóh isso!!!
Eu me acho engraçada (já me falaram isso tb)e tb não me encaixo em nenhum dos três requisistos, apesar de; estar precisando enxugar dois quilos!
Protesto!
Adorei o blog
bjo

Flavia Coradini disse...

o pior é que mesmo com este absurdo, o ensaio é brilhante. vc é assinante da folha? tenta ler pelo site.

Anônimo disse...

pooooooooo... sera q eh por nao perder a piada q to sem namorado??????????????????????
que saco!
hahhahahahahahahahahaa
bjbjbj

Anônimo disse...

Tin-tin!

Anônimo disse...

rá rá adoreeeei a reflexão

by the way, adorei o almocinho

e adorei o ensaio / realmente mto bom

bjus

Anônimo disse...

nóóó!!
sabe q eu nunca prestei atenção nisso (pra vc ver os homens realmente nao sao prestaivos).

mas é serio é sempre(ou na maioria das vezes) o homem q faz a piada
e isso é apenas para satisfazer os desejos da mulher,e pra ela gostar de vc.

estamos mais preocupados primeiramente em, agradar as mulheres pra depois a nós mesmos!!

**por q as mulheres tem q ser tão complexas?

desculpa mulheres...eu falei mas nao consigo viver sem vcs
apesar de achar q estou certo.

bjoos

Anônimo disse...

Eu li o ensaio e nele não tem nada de genial. Pelo contrário, o cara é de direita, no texto pode-se ler nas en(s)trelinhas (***) uma caralhada de preconceitos machistas e sendo ele um britânico, a idéia de senso de humor que tem, se comparada com a que temos aqui em terra brasilis, sôa como idéia fora do lugar. Além disso, ele está falando do senso de humor das mulheres britânicas, o que dispensa maiores comentários. Não sou gorda nem judia, mas sou lésbica e, pra citar um exemplo de cunho pessoal e ancestral, minha mãe é hilária e minha vó era um sarrista. Qualidades essas muito apreciadas pelos varões de minha famílias.

Anônimo disse...

Concordo com o comentário da lésbica anônima (adorei escrever isso!). Acho que o pesquisador não levou em consideração durante as pesquisas a quantidade de vezes que as mulheres riem de uma piada absolutamente idiota contada por um homem para não deixar um silêncio constrangedor (ou pra dar mole, se ele for um sem-graça gostoso).

Mulheres são engraçadas, mais que homens, só que não são palhaças. O tipo de humor que é diferente, mais aguçado, sutil. Choro de rir com minhas amigas todas as vezes que saímos juntos.

Anônimo disse...

Tb tow com a lesbica anonima, acho que não é que as mulheres não sejam engraçadas o problema é que os homens (brasileiros), não admitem achar graça nelas pra n ficar pra trás, e pq são inseguros, acabam levando as nossas gracinhas pro lado pessoal, achando que tão sendo feitos de otários!! Nem sempre é isso...rsrs

Raposão disse...

Não li o texto do tal britânico, mas tenho experiências pessoais desagradáveis com mulheres sem senso de humor...
Tudo bem, ninguém é obrigado a rir de uma "gracinha" qualquer, mas daí a te chamar de retardado pra baixo acho um exagero, ainda mais quando a pessoa que fez a tal crítica já foi flagrada dizendo bobagens...

Anônimo disse...

Mulher não tem que ser engraçada, tem que ser gostosa.

Anônimo disse...

NÃO ADIANTA! postarem como anônimo, inventar nome de homem para postar, NÃO EXISTE MULHER ENGRAÇADA NO MUNDO! na TV, no Cinema, etc. quando aparece uma, ela precisa apelar muitooo para ser engraçada, e não dura uma estação! MULHER e HUMOR anda de lados OPOSTOS.

Unknown disse...

Parabéns pela analise!

Ana disse...

Eu acho que 90% do comportamento humano é ditado culturalmente. E digo que mulheres não são engraçadas por nunca termos sido incentivadas em nosso círculo social.

O talento de ser cômico combina duas características: auto estima alta e despretensão. A maioria das mulheres tem auto estima péssima e tem pretensão em tudo, tudo é datado e organizado. Aprendemos que não devemos falar baixo e nunca chamar atenção, e que devemos ficar quietas e educadas. Tudo isso é o contrário da graça.

A maioria das mulheres que conheço que forçam ser engraçadas ou se ridicularizam, ou são preconceituosas, ou... não tem graça nenhuma. Mas de toda a divergência entre sexos que gera desigualdade, essa é a menos danosa, não?

ricardo catao disse...

Realmente, como homem concordo que o h
umor parece ser um talento exclusivamente masculino.Mulheres nao sao engracadas e ponto nao adianta mimimi!!Mulheres sempre focam na beleza e para ser engracado tem que ser ridiculo, essas coisas,.Acredito que homens inventam 100 % das piadas, ja as mulheres nem ao menos sabem conta-las.Um fato que ilustra cabalmente a diferenca nesse campo entre os sexos e que as brincadeiras, gracejos, gozacoes que homens fazem entre si, desde criancas,e caem na gargalhada, se uma mulher fizesse a mesma coisa com outra mulher seria a terceira guerra mundial.Mulheres estao acostumadas a chamarem umas as outras de linda , maravilhosa,etc, ja um homem vira pro outro e fala: Cara vc e feio pra cacete, e os dois ate passam mal de tanto rir!!Va experimentar falar isso pra uma mulher!!